Jornal Cazumbá
Cazumbaonline: Seu canal de notícias do Maranhão - Turismo, cultura, meio ambiente e terceiro setor.
O Jornal Cazumbá nasceu da necessidade de se ter informativo que retratasse das belezas e histórias do Maranhão sob a ótica do maranhense. Até então, muito das informações dos atrativos maranhenses eram retratadas por viajantes ou pessoas de outros lugares.
Foi no ano de 2000, nasceu o Cazumbá, fruto das Andanças do turismólogo e jornalista Reginaldo Cazumbá, que a cada final de semana estava em uma região ou cidade diferente do Estado, buscando conhecer o melhor daquele lugar, especialmente no que tange ao turismo, cultura e meio ambiente.
Como todo início nossas ações eram quase sempre norteadas por um professor ou colega que nos indicavam um atrativo ou novas descobertas de uma cachoeira, praia ou comunidade que tivesse uma vivência, um saber ou até mesmo um folguedo que preservasse formas de cultura sem agressão ao ambiente ou as gerações futuras.
Com toda essa vivência, através de registro dos fatos e a realidade das comunidades visitadas, repassamos aos leitores do Cazumbá, o retrato desse Maranhão promissor que, até então, era desconhecido da maioria dos maranhenses.
Desde que foi criado em setembro de 2000, o Jornal Cazumbá vem desempenhando papel de extrema importância para interiorização do turismo, da cultura e meio ambiente, de maneira sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.
Para as comunidades visitadas pela equipe, a simples presença de um veículo de comunicação como o Cazumbá nas mais diversas regiões do Maranhão representa a possibilidade de ver suas culturas, atrativos e saberes mostrados a um público capaz de reconhecer as boas iniciativas destas comunidades.
22 anos se passaram, que se traduz em amadurecimento suficiente para encarar maiores desafios na conduta do fazer jornalístico com o viés turístico cultural. Hoje podemos dizer sem medo de ser feliz, que talvez sejamos o único veículo de comunicação do Maranhão a percorrer o Estado de fato. Em nossos arquivos temos material das mais diferentes cidades.
Das fotos que retratam nossas belezas paisagística, natural ou cultural, relatos de personagens famosos e anônimos, abrangendo todas as áreas do conhecimento, haja vista que para um jornal da magnitude do Cazumbá, viesse a existir e chegar aonde chegou, tivemos que aprender muito e cometer alguns pecados.
Somos pioneiros também na nossa versão digital. Presente nas mais diferentes plataformas das Redes, o que nos coloca na vanguarda na comunicação turística e cultural do Maranhão.
Agradecemos a todos os companheiros que nesses quase 23 anos, foram nossos parceiros e colaboradores e contribuíram de forma intensa para o engrandecimento do Cazumbá.
Foram anos de convivência, lutas, críticas e contentamento. Com responsabilidade e competência, percorremos centenas de quilômetros nas mais diversas regiões do Estado, com um único objetivo: conhecer o que de fato o Maranhão tem a mostrar.
Com nossas incursões ao interior do Estado, passamos a entender a real importância do turismo bem planejado, com respeito as comunidades. Isso tem sido a tônica de nosso trabalho, que permite aos maranhenses e turistas conhecer lugares fantásticos, que vai além de nossos belos Lençóis. Temos, ainda, um vasto litoral, um cerrado, uma área de chapada que tem uma natureza exuberante. Soma-se a isto, um patrimônio histórico rico, igrejas, casarios, crenças e rituais religiosos, com belos folguedos, motivo de nossa existência.
E depois de todos esses anos só tenho uma coisa a afirmar: Valeu a pena a luta!
Reginaldo Rodrigues
Jornal Cazumbá, foi criado pelo até então turimologo, Francisco Reginaldo Rodrigues da Silva, que devido ao Jornal, ficou também conhecido no meio acadêmico e do trade turístico maranhense, como REGINALDO CAZUMBÁ.
Graduado em Turismo, Comunicação Social e com Pós-graduação em Comunicação e Marketing.