Maranhão fortalece presença no mercado europeu com participação no Roadshow Visit Nordeste 2025
- reginaldorodrigues3
- 7 de abr.
- 2 min de leitura
Por cerca de uma semana, Setur-MA cumpriu compromissos institucionais em Londres e Milão.

Em ação histórica de promoção internacional, o Maranhão se destacou no Roadshow Visit Nordeste 2025, realizado em Londres (Reino Unido) e Milão (Itália). A equipe da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), liderada pela secretária Socorro Araújo, levou ao mercado europeu experiências que transformam o Maranhão em um dos destinos mais desejados do Brasil.

O evento, promovido pela Embratur em parceria com o Consórcio Nordeste, reuniu mais de 160 profissionais do setor turístico europeu, incluindo agentes de viagens, operadores, companhias aéreas e representantes de instituições globais. Foi a primeira vez que os nove estados nordestinos se apresentaram ao exterior de forma integrada, com uma marca promocional unificada.
“O Maranhão tem buscado fortalecer sua presença no mercado internacional e o Visit Nordeste foi uma oportunidade estratégica de posicionar o nosso estado entre os principais destinos brasileiros. Mostramos desde o ecoturismo nos Lençóis Maranhenses até as vivências culturais em São Luís e aventura possível na Chapada das Mesas. Nosso estado é pura diversidade”, frisou a secretária Socorro Araújo.

O evento começou por Londres. Na segunda-feira (31 de março), na Embaixada do Brasil, a agenda teve início com reuniões institucionais e painéis com representantes da VisitBritain, WTTC, London & Partners e TAP Air Portugal. Na terça-feira (1º de abril) foi a vez do encontro com cerca de 80 agentes de viagens britânicos para networking.

“Tivemos um momento enriquecedor em Londres. Mostrei nuances da nossa cultura, história e belezas naturais, e percebi um encantamento genuíno pelo nosso estado. Saímos com boas perspectivas e portas abertas para futuras parcerias”, relatou Socorro.
Na quinta-feira (3), em Milão, o Roadshow foi realizado no Rosa Grand Hotel, reunindo outros 80 operadores e representantes do mercado turístico italiano. A apresentação do Maranhão incluiu roteiros voltados ao turismo de experiência, natureza e cultura, além de estreitar laços institucionais.

“Tivemos outro encontro ímpar com operadores de turismo na Itália. Finalizamos essa missão confiantes de que o resultado será notório: mais turistas estrangeiros conhecendo as riquezas únicas do Maranhão. Quanto mais turismo, mais desenvolvimento regional”, reforçou a secretária, que também se reuniu, na sexta-feira (4), com representantes da Câmara de Comércio de Milão, entidade que representa cerca de dois mil empresários.
Durante toda a agenda, o Maranhão esteve representado por Socorro Araújo (secretária de Turismo) e Guilherme Andrade (supervisor de Promoção, Marketing e Evento da Setur-MA), ao lado de representantes dos demais estados nordestinos.

Guilherme Andrade analisou o impacto da união regional: “A ideia de um Nordeste unido fortalece todos os estados. Para o Maranhão, isso representa maior visibilidade, mais voos, mais oportunidades. Estamos mostrando um destino preparado e com vocação para o turismo internacional”.

“Foi uma jornada de muito trabalho e conquistas para o turismo maranhense. Agradeço ao governador Carlos Brandão pelo apoio irrestrito, à Embratur e ao Consórcio Nordeste pela iniciativa brilhante. Estamos prontos para receber o mundo em nossa terra!”, concluiu Socorro Araújo.

Segundo a Embratur, o fluxo de turistas estrangeiros para a região nordeste cresceu 65,3% nos dois primeiros meses de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.
Reprodução: Turismo MA
Comments