Maranhão surpreende mercados estratégicos no lançamento do São João do Nordeste, da Azul Viagens
- reginaldorodrigues3
- 7 de abr.
- 2 min de leitura
Setur-MA leva proposta de um São João além do forró para agentes e operadores de viagens em São Paulo e Minas Gerais.

Foi dada a largada para o São João do Maranhão! A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) participou, no período de 1º a 4 de abril, da ação de lançamento do São João do Nordeste, promovida pela Azul Viagens em quatro importantes cidades brasileiras: São Paulo e Campinas (SP), Belo Horizonte e Uberlândia (MG). A equipe maranhense teve a missão de apresentar o estado como destino irresistível para as festas juninas, numa proposta que foi muito além do forró.

Representado pelo secretário adjunto da Setur-MA, Ruan Tavares, e pela assessora técnica Layna Santos, o Maranhão encantou agentes e operadores de viagens ao exibir as cores, os ritmos e detalhes únicos dos festejos juninos. A cada parada, o estado reafirmou o diferencial ao destacar o protagonismo do Bumba Meu Boi, Patrimônio Cultural da Humanidade, como o principal de diversas manifestações culturais que animam os arraiais.

“Valorizamos a diversidade do nosso São João, que é protagonizado pelo povo maranhense. Foi um momento importante de diálogo com agentes e operadores, em que também reforçamos o compromisso com a segurança que se fortalece ano após ano, bem como a qualidade da infraestrutura que oferecemos aos visitantes, com muito conforto. E, claro, complementamos essa oferta cultural com os nossos principais atrativos naturais, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Parque Nacional da Chapada das Mesas”, pontuou Ruan Tavares.

A presença do Maranhão foi marcante desde o primeiro dia, em São Paulo, onde o clima de arraial invadiu o evento com ativações temáticas e apresentações culturais. Em Campinas, o Bumba Meu Boi, representado por adereços da brincadeira, seguiu chamando atenção dos profissionais do turismo para a riqueza do folclore maranhense.

Belo Horizonte foi a penúltima parada, com entrega de material promocional da marca “Maranhão Terra de Encantos” e ambientação temática que envolveu os participantes.

A agente de viagens Thaís Martins, de Betim (MG), resumiu bem o impacto da apresentação: “Achei que o São João do Maranhão abriu a nossa cabeça para não vender só o trivial do arrasta-pé e forró. É uma festa com tradições folclóricas, muito colorida, que abrange todo tipo de turista. Meu próximo São João será, com certeza, no Maranhão”.

Para encerrar a ação, Uberlândia recebeu os representantes da Setur-MA. O estande interativo, com matracas e indumentária do Bumba Meu Boi, repercutiu bem entre os agentes.

A iniciativa da Azul Viagens reuniu também outros estados nordestinos, como Paraíba, Pernambuco e Ceará, fortalecendo a imagem da região como polo junino do Brasil. O Maranhão, no entanto, se destacou com sua proposta cultural autêntica e sua capacidade de surpreender quem ainda associa o São João apenas à tradição do forró.

Reprodução: Turismo MA
Comments